CINTRASEUPOVO-II

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CADA CABEÇA SUA SENTENÇA

AS FEIRAS MEDIEVAIS SÃO EVENTOS QUE TÊEM LUGAR EM LOCAIS ONDE SE FAZ A ENCENAÇÃO DE UMA FEIRA MEDIEVAL, EXPÕEM E VENDEM MERCADORIAS  DESSA ÉPOCA HISTÓRICACOM A RECRIAÇÃO DE EVENTOS DA MESMA ÉPOCA.
NÃO SE SABE PRECISAR  NA HISTÓRIA A DATA DA 1ª FEIRA MEDIEVAL.SABE-SE POR FONTES FIDIGNAS QUE ESTAS FEIRAS JÁ SE REALIZAVAM NO MÉDIO ORIENTE E DATAM DE 500 A.C.

CASTELO MENDO
O CRESCIMENTO ECONÓMICO E DEMOGRÁFICO DOS SÉC.XII eXIII, NO TERRITÓRIO QUE VIRIA A CONSTITUIR PORTUGAL, PERMITIU A CRIAÇÃO DE EXCEDENTES COMO OBJETOS DE ESCOAMENTO NOS MERCADOS E FEIRAS.
UMA DAS MAIS IMPORTANTES ACTIVIDADES  EM PORTUGAL NA ÉPOCA MEDIEVAL FORAM AS FEIRAS OU MERCADOS.


NESTE TEMPO JÁ HAVIA FOTOGRAFOS ?   GARRAFAS COM ROTOLOS ? E A BANDEIRA REPUBLICANA ?
A FEIRA MAIS ANTIGA EM TERRITÓRIO PORTUGUES QUE SE TEM CONHECIMENTO DATA DO ANO DE 1125 SITUADA EM PONTE DE LIMA, OUTRAS AINDA, MELGAÇO, VILA REAL, VILA NOVA DE FAMALICÃO, CASTELO MENDO, ENTRE OUTRAS NO SEC: XVIII REALIZOU-SE EM OEIRAS DURANTE TRÊS DIAS, NO TEMPO DO MARQUÊS DE POMBAL. 
BELO COPO DE ALUMINIO
NAS FEIRAS MEDIEVAIS VEEM-SE FIGURANTES COM COPOS DE ALUMINIO, ELÁSTICOS NOS CHAPÉUS, GARRAFAS COM RÓTULOS, ROUPAS DE TIRILENE, COM RELÓGIOS DE PULSO, FITINHAS DA SORTE, FIOS DE PRATA AO PESCOÇO, ETC...
VILA DE SINTRA
TUDO ISTO ESTÁ REGISTADO NAS FOTOS QUE A PRÓPRIA FEDERAÇÃO DE FOLCLORE PUBLICOU NO SITE DA MESMA COM UM TEXTO QUE ACOMPANHA O EVENTO ONDE DIZEM MARAVILHAS E AS CRITICAS SÃO ABONATIVAS SOBRE ESTAS FEIRAS, (tudo bem, eu também aprecio estes eventos , mas que sejam feitos com o devido respeito etnográfico). 
COPOS DE ALUMINIO  TAL COMO OS RANCHOS DE FOLCLORE USAM
MAS QUANDO ESTES DITOS DOUTORES E ESTUDIOSOS DIZEM MAL DOS RANCHOS DE FOLCLORE POR USAREM CERTOS E DETERMINADOS OBJECTOS NÃO MEDEM O QUE DIZEM E JÁ AGORA PERGUNTO COMO É QUE PODEM RECONHECER UM "TRABALHO " BEM FEITO NUMA FEIRA MEDIEVAL ONDE OS MESMOS OBJECTOS ESTÃO EM USO PELOS FIGURANTES SE A DATA É DE Á MUITO MAIS TEMPO ATRÁS??...
VENDA DE ESPADAS EM PLASTICO

POIS ENTÃO HAVERÁ DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS...TAL COMO SE DIZIA OUTRORA...UNS SÃO FILHOS OUTROS ENTEADOS...JÁ AGORA SINTO-ME COM O DIREITO DE TAMBÉM OPINAR...PORQUE NÃO FORMAM ESTES DITOS DOUTORES UMA FEDERAÇÃO PARA A ÉPOCA MEDIEVAL...É TRISTE VER QUE A PRÓPRIA FEDERAÇÃO É A 
A SENHORA TEM RELÓGIO DE PULSO É PARA SABER AS HORAS CERTAS
1ª A APONTAR O DEDO AOS RANCHOS, SÓ FALTA OS RANCHOS SEREM O LIXO DA FEDERAÇÃO E DESSES DOUTORES QUE SE DIZEM FORMADOS EM ETNOGRAFIA E DEPOIS COMETEM GAFES DESTE GÉNERO, SIM PORQUE É NO SITE DA FEDERAÇÃO QUE SE LEEM CERTOS TEXTOS ONDE ENOBRECEM AS FEIRAS E ONDE SE IDENTIFICAM ERROS , OS QUAIS JÁ NOMEEI, E OUTROS TEXTOS ONDE CRITICAM OS RANCHOS POR DETERMINADAS OCASIÕES USAREM O MESMO TIPO DE OBJECTO, QUERO AINDA DIZER QUE É  DE UMA FALTA DE ÉTICA DA PARTE DA FEDERAÇÃO NÃO DEIXAREM QUE FIQUE PUBLICADA QUALQUER CRITICA QUE SE FAÇA NO SITE, MESMO QUE SEJA CONSTRUTIVA. 
BALANÇA ELECTRICA ? PARA QUE SERVIA NAQUELE TEMPO ?
AFINAL A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FOLCLORE CONSIDERA QUE A ETNOGRAFIA E O FOLCLORE TEEM QUE SE BASIAR NA ÉPOCA DE 1840 ATÉ 1940 E É DE LAMENTAR QUE SEJAM OS GRUPOS FEDERADOS QUE MOSTREM MAIS ERROS ETNOGRÁFICOS, E A FEDERAÇÃO INVEZ DE OS INFORMAR E AJUDAR A CORRIGIR "ATACA" OS GRUPOS COM CRITICAS NADA CONSTRUTIVAS.
BIDON  DE ÁGUA EM PLASTICO ? SERÁ QUE JÁ HAVIA ?

ESTAS FEIRAS  APARECEM AGORA MUITO NA MODA...TUDO BEM , EU SOU UM DOS APRECIADORES DESTE EVENTO, AFINAL É CULTURA E EU SOU UM DEFENSOR DA NOSSA CULTURA MAS... A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FOLCLORE EM VEZ DE CRITICAR OS RANCHOS FARIA MELHOR FIGURA, JÁ QUE É ESSE O SEU PAPEL, SE OS AJUDASSE...
ROTOLOS COM DIZERES ESCRITOS Á MAQUINA
AFINAL OS RANCHOS NÃO SÃO ASSIM TÃO MAUS COMO A FPF  DIZ. E TAMBÉM HÁ MUITOS QUE NÃO SÃO FEDERADOS E DIVULGAM MELHOR A CULTURA DO NOSSO POVO , QUE ALGUNS JÁ FEDERADOS.