CINTRASEUPOVO-II

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PORTUGAL E SUA CULTURA MINHO

                                                                      MINHO   
 O MINHO É UMA ANTIGA PROVÍNCIA PORTUGUESA, FORMALMENTE INSTITUIDA POR UMA REFORMA ADMINISTRATIVA EM 1936. NO ENTANTO AS PROVÍNCIAS NUNCA TIVERAM QUALQUER ATRIBUIÇÃO PRÁTICA, E DESAPARECERAM DO VOCABULÁRIO ADMINISTRATIVO ( AINDA QUE NÃO DO VOCABULÁRIO QUATIDIANO DOS PORTUGUESES ) COM A ENTRADA EM VIGOR DA CONSTITUIÇÃO DE 1976 . É DESTA REGIÃO QUE VIERAM A MAIOR PARTE DOS PORTUGUESES QUE COLONIZARAM O BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XVIII.
SE AINDA HOJE A PROVÍNCIA EM CAUSA EXISTISSE, CONTARIA PROVAVELMENTE COM 24 MUNICIPIOS POSTO QUE FOI ENTRETANTO CRIADO UM NOVO CONCELHO, NA ÁREA DO DISTRITO DE BRAGA, VISELA ( EM 1997, POR SECESSÃO DE GUIMARÃES ).
PARA ALGUNS GEÓLOGOS , ESTA PROVÍNCIA EM CONJUNTO COM O DOURO LITORAL, FORMAVA UMA UNIDADE GEOGRÁFICA MAIOR: O ENTRE DOURO E MINHO.
POR  OUTRO LADO PODIA DIVIDIR-SE EM DUAS REGIÕES : O ALTO MINHO, CORRESPONDENTE AO DISTRITO DE VIANA DO CASTELO E O BAIXO MINHO, CORRESPONDENTE AO DISTRITO DE BRAGA
ACTUALMENTE O SEU TERRITÓRIO ENCONTRA-SE NA REGIÃO ESTATÍSTICA DO NORTE, REPARTINDO-SE PELA TOTALIDADE DAS SUB-REGIÕES DO MINHO-LIMA E DO CÁVADO E PARCIALMENTE PELAS SUB-REGIÕES DO AVE ( CONCELHOS DE FAFE GUIMARÃES, POVOA DE LANHOSO, VIEIRA DO MINHO, VILA NOVA DE FAMALICÃO E VIZELA ) E TÂMEGA ( DOIS CONCELHOS DAS TERRAS DE BASTO A SABER CABECEIRAS E CELORICO DE BASTO ).
GASTRONOMIA : ROJÕES À MODA DO MINHO, CABIDELA DE MIÚDOS, COZIDO MINHOTO, PAPAS DE SARRABULHO, ARROZ DE FORNO À ANTIGA,ARROZ DE PATO À MODA DE BRAGA, BACALHAU Á ZÉ DO PIPO, BACALHAU À LAGAREIRO, LAMPREIA Á MODA DO MINHO,ÁGUA DE UNTO, CABRITO MAMÃO ASSADO NO FORNO, ETC.
A ALEGRIA E A FESTA SÃO CARACTERÍSTICAS DO POVO DESTA REGIÃO, EM TERREIROS ROMARIAS E OUTRAS FESTAS, DANÇA-SE O VIRA ( A DANÇA POPULAR MINHOTA MAIS ANTIGA ) O MALHÃO A CANA-VERDE E A CHULA.
AS RUSGAS, GRUPOS COMPOSTOS ESSENCIALMENTE POR INSTRUMENTOS DE CORDAS ( CAVAQUINHO, VIOLA BRAGUESA, RABECA, E VIOLÃO ). TAMBOR: FERRINHOS E CONCERTINA E ACORDEÃO ESTÃO SEMPRE PRESENTES NAS FESTAS E ROMARIAS.
PODEMOS VER NAS FOTOS SEGUINTES AS DIVERSAS MANEIRAS DE TRAJAR NO MINHO 

DESDE O TRAJO DE TRABALHO, AO TRAJO DE MORDOMA, TRAJO DE MORGADA, TRAJO DE CEIFEIRA, TRAJE DE LAVRADEIRA, TRAJOS DE SARGACEIROS, TRAJO DE AFIFE, TRAJE DE AREOSA, TRAJE DE PERRE,

TRAJE DE STª MARTA DE PORTUZELO, TRAJE DE VIANESA, RAPARIGAS DE CARDIELOS TRAJES DE FESTA

O MINHO É UMA REGIÃO COM UMA PAISAGEM VERDEJANTE, TERRA DO VINHO VERDE E DE ROMARIAS SECULARES ( ROMARIA DA SRª DA AGONIA DE S. JOÃO D, ARGA OU S. BARTOLOMEU DO MAR ENTRE OUTRAS ) ONDE O POVO REZA, CANTA E DANÇA COM UMA ALEGRIA CONTAGIANTE

É A TERRA DO VIRA DA CHULA ( MINHOTA ) E DO MALHÃO ENTRE OUTRAS DANÇAS POPULARES E TRADICIONAIS


DAS SUAS TRADIÇÕES, USOS E COSTUMES MUITO SE PODE DIZER, ASSIM COMO DOS TRAJES ( PARTICULARMENTE OS DAS MULHERES ), SEM ESQUECER OS  « LENÇOS DOS NAMORADOS »


PELO MINHO PASSAVAM DIVERSOS CAMINHOS DE SANTIAGO COMO, POR EXEMPLO O CAMINHO DO LIMA.

O ENTRUDO DO PAI VELHO, EM LINDOSO, PONTE DA BARCA, É UMA TRADIÇÃO ANCESTRAL QUE REPESCA AS RAÍZES DO VERDADEIRO CARNAVAL PORTUGUÊS. DOIS CARROS DE BOIS PASSEIAM PELAS RUAS DA ALDEIA : UM TRANSPORTA O PAI VELHO ( FIGURA MÍTICA DO CARNAVAL ) O OUTRO É FEITO À BASE DE VEGETAÇÃO.
O DEAMBULAR PELA ALDEIA É FEITO COM O ACOMPANHAMENTO DE BOMBOS, RECRIANDO UMA DAS FESTAS MAIS GENUÍNAS DO ALTO MINHO.
SE É VERDADE QUE É EM MAIO, COM AS FESTAS DAS ROSAS OU DOS CESTOS FLORIDOS DE VILA FRANCA DO LIMA, QUE COMEÇA O CICLO DAS FESTAS VIANENSES É SEM DÚVIDA EM AGOSTO, NAS INCOMPARÁVEIS E MAGNIFICAS FESTAS DE NOSSA SENHORA DE AGONIA QUE A TRADIÇÃO ATINGE O SEU MAIOR EXPOENTE.
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário