BEIRA ALTA
DURANTE A IDADE MÉDIA E AINDA NO SÉCULO XVI, A BEIRA ERA UMA REGIÃO E COMARCA ADMINISTRATIVA QUE CORRESPONDIA, GROSSO MODO, AO ACTUAL DISTRITO DE VISEU, E QUE ESTAVA ASSOCIADA A RIBACÔA.
A PROVÍNCIA DA BEIRA ALTA FOI CRIADA EM 1832, POR SUBDIVISÃO DA ANTIGA PROVÍCIA DA BEIRA, PASSANDO A SER CONSTITUIDA PELAS COMARCAS DE VISEU, LAMEGO E TRANCOSO
A ROMARIA DA NOSSA SENHORA DA LAPA É DAS MAIS IMPORTANTES DA BEIRA ALTA, REZA A LENDA QUE FOI REDESCOBERTA EM 1498, POR UMA CRIANÇA MUDA QUE GUARDAVA O SEU REBANHO, QUANDO A MÃE LANÇOU A IMAGEM À FOGUEIRA , A PASTORA RECUPEROU A FALA. A FAMA DESTE E DOUTROS MILAGRES ESPALHOU-SE PELA BEIRA.
COM O RIO DOURO A NORTE, O RIO MONDEGO A SUL, A SERRA DO CARAMULO A POENTE E A IMPORNÊNCIA DA SERRA DA ESTRELA A NASCENTE, DE CARACTERISTICAS RURAIS, E ONDE A PASTORÍCIA TEM AINDA UMA GRANDE IMPORTÂNCIA
A CASA TÍPICA DA BEIRA ALTA É QUADRANGULAR, OCUPA POUCO ESPAÇO E É GERALMENTE CONSTITUIDA POR DOIS ANDARES, O RÉS-DO-CHÃO E O PRIMEIRO ANDAR. O PRIMEIRO ANDAR , AO QUAL SE TEM ACESSO POR UMA ESCADA EXTERIOR DE PEDRA, ONDE SE ENCONTRAM OS QUARTOS E A COZINHA. AS DIVISÕES SÃO PEQUENAS, TUDO DIVIDIDO EM MADEIRA. A COZINHA É O ÚNICO LUGAR DA CASA QUE TEM PEDRA NO CHÃO PARA ACENDER O LUME. NA COZINHA ERA TAMBÉM VULGAR ENCONTRAR-SE UMA SALGADEIRA ONDE GERALMENTE AS PESSOAS,
GUARDAVAM A CARNE QUE IAM UTILIZANDO NA SUA ALIMENTAÇÃO DURANTE O ANO. MUITO RUDIMENTAR, UTILIZAVA A TRIPEÇA E AS PANELAS DE FERRO,. NA PARTE DE CIMA DA PILHEIRA ERA VULGAR O CANIÇO, CANAS ONDE SE SECAVAM FIGOS, CASTANHAS E PRESUNTOS.
NO RÉS-DO-CHÃO EXISTIAM LOJAS PARA ANIMAIS, A ADEGA, O CELEIRO E OS PRODUTOS QUE AS PESSOAS OBTINHAM ATRAVÉS DO CULTIVO DAS SUAS TERRAS. A LOJA É UM TERRENO COM UMA MANJEDOURA E UM CURRAL PARA OS PORCOS. É NA LOJA QUE SE ARRUMA A PALHA E O MILHO, AO LADO DA CASA , POR BAIXO DO ALPENDRE, HAVIA AINDA LUGAR PARA AS GALINHAS.
A BEIRA ALTA SOFREU GRANDE INFLUÊNCIA DAS TUNAS, GRUPOS INSTRUMENTAIS CONSTITUIDOS ESSENCIALMENTE POR CORDAS, BANDOLIS, VIOLÕES, VIOLINOS, QUE NO SEU REPERTÓRIO INCLUEM A CHULA, O FADO, MARCHAS, CORRIDINHOS, MAZURCAS, VALSAS E SOBRETUDO CONTRADANÇAS.
OS CORAIS FEMININOS, A TRÊS VOZES, SEM ACOMPANHAMENTO INSTRUMENTAL, TAMBÉM SÃO TÍPICOS DESTA REGIÃO.
INSTRUMENTOS MAIS UTILIZADOS : BANDOLIM E BANDOLA, VIOLÃO, VIOLINO, FLAUTA TRAVESSA, PÍFARO E CAIXA
Sem comentários:
Enviar um comentário